FOCO NA REGIÃO

França – Dicas, Cidades e o melhor, Gastronomia.

A gastronomia é uma identidade nacional na França. A própria Unesco declarou a refeição francesa como Patrimônio Imaterial da Humanidade, e uma prova da importância dada ao tema é que há mais de 4 mil blogs franceses dedicados às experiências gourmet do país. E é lá onde mais acontecem viagens de “turismo gourmand”, ou seja, a descoberta de regiões por meio da experiência gustativa.

Falar de circuitos gastronômicos franceses, portanto, é tarefa interminável, especialmente se você é dos tipos de turistas que vão atrás da mais legítima experiência. A Revista Digital então preparou algumas dicas para você ter ideias de onde passar suas próximas férias degustando o melhor da França. Abra um vinho e aproveite!

Mercados de Paris

Você deve dedicar pelo menos uma de suas manhãs nos tradicionais mercados franceses da capital. O principal deles é o Mercado de Rungis, o local de maior área para compra de produtos frescos do mundo. Os pavilhões se dividem em alimentos do mar, açougue tradicional, frutas/legumes, laticínios e flores. Reserve seu dia: são mais de 200 hectares de andanças.

Degustações parisienses

Experimentação de alimentos é o que você não vai sentir falta no país. Mas se você não tiver tempo de visitar outras cidades, a capital francesa oferece diversas oportunidades para degustações de vinhos (ou só de champagne) e de queijos. Além disso, vale descobrir também as surpresas que os confeiteiros e chocolateiros reservam em suas patisseries — existem passeios só disso! Consulte uma agência ou descubra em seu hotel.

Palácio de Versalhes

É um símbolo máximo da nobreza europeia, e o passeio ao palácio ainda tem a possibilidade de oferecer uma experiência gourmet digna de reis. Quem sabe você não aprende a usar os incontáveis talheres de mesa?

Provins

Enquanto o palácio leva você a um banquete da Era Moderna, em Provins você terá uma experiência medieval. Isso porque algumas das tradições culinárias francesas começaram na Idade Média justamente nesse local, e elas são recriadas para o turista interessado nessa viagem ao tempo.

Dijon

Esta é simplesmente a capital gastronômica da França. Portanto, se você quer visitar e descobrir mesmo a culinária francesa, esta cidade é parada obrigatória, com diversas opções de restaurantes, tours e degustações dos mais variados tipos e perfis.

Reims e Champagne

A Revista Digital já fez uma matéria sobre a rota dos vinhos em Champagne, mas não custa lembrar: a região possui inúmeras atrações para turistas adultos ou em família para conhecer vinícolas, provar vinhos de diversos tipos e guardar na memória paisagens incríveis. Confira no link: http://blog.spicy.com.br/a-rota-de-champagne-deguste-o-melhor-desse-passeio/

Normandia

Essa região contempla a rota dos Camemberts, das cidras e calvados, que também é uma bebida típica feita à base de maçã. Quem tem tempo de ir mais a fundo na visita à França deve conhecer esse passeio, bastante específico e dedicado a queijos e bebidas especiais.

Giverny

Ela é uma cidadezinha próxima a Paris. Aqui, além de ter oportunidades de experimentar outras atrações gastronômicas, você vai se impressionar com as paisagens que inspiraram Monet no século XIX. Confira o Museu dos Impressionistas e tome um café bem francês nos seus passeios bucólicos.

Alsácia e Borgonha

São outras duas regiões onde você terá boas experiências gastronômicas, em especial enogastronômicas. Na Alsácia o grande forte são os vinhos brancos, enquanto em Borgonha são os Grand Crus, mundialmente famosos, pois são a mais alta classificação de vinhos produzidos por ali.

Fazendas ao redor de Paris

Não é preciso ir muito longe para ter uma experiência gastronômica ao redor de Paris. As diversas fazendas nas margens da cidade também oferecem passeios, visitas, degustações e bonitas paisagens para suas fotos. Simples, mas marcantes.

Todos esses passeios acima são oferecidos por companhias de turismo em excursões de um dia partindo de Paris. Há pacotes de 7 a 10 dias, chamados Estadias Enogastronômicas, que incluem passeios nas Rotas dos Vinhos e Rotas da Gastronomia, além de visitas, degustações e muito mais nas atrações filiadas. No entanto, alugar um carro é fácil, e você pode se aventurar pelos campos franceses conforme a curiosidade seguir.

Final de setembro: a melhor época para visitar

Em qualquer época é possível encontrar experiências gratificantes para seu paladar, afinal, a França tem na gastronomia uma de suas marcas. No entanto, existe uma data nacional onde tudo se concentra no tema da gastronomia.

Foi em homenagem à nomeação da Unesco que o Ministério do Turismo francês decidiu promover já há alguns anos a Festa da Gastronomia. Trata-se de um festival que acontece na França inteira durante três dias no fim de setembro, na virada do verão para o outono. Basta pensar que, num país pequeno como a França, em três dias de comemorações trabalham mais de 150 mil profissionais em quase 4 mil eventos espalhados. Cidades históricas como Avignon, Alsácia e Borgonha, além de Paris, ficam recheadas de atrações no ramo culinário, como:

  • – Mais de 30 piqueniques ao ar livre com música ao vivo (às vezes orquestras locais);
  • – 20 ou mais banquetes populares cujos pratos são feitos por top chefs;
  • – Visitas às cozinhas de chefs renomados para vê-los em ação;
  • – Cursos de receitas ancestrais, como os pratos criados na Idade Média;
  • – Cursos de cozinha orgânica, cada vez mais presentes;
  • – Além do Tous au Restaurant, que é uma ação feita em diversos restaurantes com refeições da alta gastronomia vendidos a preço fixo. As refeições cobrem um prato de entrada, o prato principal e uma sobremesa.

Definitivamente uma ótima oportunidade para conhecer a França até raspar o prato.

A Spicy traz um pedaço da França em uma marca exclusiva, a Francesa L’Aterlier Du Vin. Fundada em 1926, a francesa L’Atelier du Vin é, hoje, reconhecida mundialmente por sua capacidade de inovar, especialista em acessórios e ferramentas para vinhos e enologia na mesa. Marca exclusiva da Spicy, tornou-se ícone por causa do seu processo de fabricação artesanal. A L’Atelier desenvolve produtos refinados de alta qualidade que propiciam a ampliação da experiência do vinho. Cada produto é um projeto, desde a escolha dos materiais até o desenho singular e funcional, que resulta em uma experiência única.

Clique no link e confira todos os itens exclusivos Spicy – http://www.spicy.com.br/atelier

Continue com a Revista Digital e confira muito em breve outros três artigos sobre a França, que vão cobrir os costumes locais que nenhum guia até hoje disse pra você. Até breve!

Fontes:

http://br.rendezvousenfrance.com/pt-br/

http://www.laroutedesgourmets.fr/br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *