SOBREMESAS

Tarte Tatin

INGREDIENTES

MASSA SABLEÉ
500g de farinha de trigo
250g de manteiga
200g de açúcar
5 gemas de ovo
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de fermento (± 20g)

MAÇÃS CARAMELIZADAS
1 kg de maçãs (as melhores são a reineta ou a golden, mas você pode utilizar qualquer maçã que seja ácida e firme. O objetivo é que o sabor das maçãs contraste com o do caramelo e que elas não se desmanchem durante o cozimento.)
100g de manteiga com sal (ela vai ressaltar o sabor do caramelo)
100g de açúcar
1 colher de sopa de água

 

MODO DE PREPARO

MASSA SABLEÉ
Misturar delicadamente com os dedos a farinha, o sal, a manteiga e o fermento até ficar com uma consistência de farofa. À parte, bata as gemas com o açúcar até clarear um pouco e depois acrescente-as à massa anterior. Misture tudo até que fique uma massa bem homogênea. Não bata demais senão ela acaba perdendo a textura desejada. Enrole a massa num pedaço de papel filme e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. Essa massa pode ser congelada tranquilamente. Ah, vale lembrar que essa é uma receita tradicionalmente utilizada na confecção de biscoitos. Basta estender a massa (não muito fina) com um rolo depois que ela tiver descansado na geladeira e fazer biscoitos redondinhos (ou da forma que você preferir). Depois de assados e frios, você ainda pode napá-los com uma cobertura de chocolate. É delicioso!

MAÇÃS CARAMELIZADAS
Utilize um recipiente que possa ir ao fogo e ao forno. O ideal é uma forma que resista aos dois ou uma frigideira sem cabo.
O segredo de uma boa tarte tatin é caramelizar o açúcar durante o cozimento das maçãs. No entanto, essa operação é um pouco delicada, tome cuidado para não mexer demais nem pôr o fogo muito alto pois você poderia desmanchar as maçãs ou queimar o caramelo. Assim, ponha na frigideira o açúcar e a água. Deixe derreter um pouco e dispose delicadamente as maçãs. Quando elas começarem a caramelizar um pouco, acrescente a manteiga. Não mexa com uma colher! Incline um pouco a frigideira ou sacuda-a ligeiramente para que o caramelo não queime e as maçãs não grudem no fundo. Quando as maçãs estiverem bem caramelizadas, disponha a massa por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos. Para desenformar, vire a frigideira sobre um prato grande e sirva.

* A tarte tatin costuma ser servida morna, com uma bola de sorvete de baunilha ou com um pouco de creme chantilly. Para uma refeição mais chique, não hesite a surpreender seus convidados com porções individuais. Além de lindas, elas ficam deliciosas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *