DICAS E TÉCNICAS

Travessas ou Formas? Qual a melhor opção?

Travessas ou Formas? Qual a melhor opção?

Formas de forno e travessas são itens que merecem atenção na sua cozinha, em especial se você é do tipo de pessoa que gosta de caprichar.

Na regra geral, as formas são usadas para preparar o alimento, enquanto as travessas são, em geral, para servir. Mas há formas tão versáteis que, além de ir ao forno, vão ao fogão e à mesa. Isso depende de cada material, que por sua vez tem um uso específico e exige cuidado especial.

São muito comuns, por exemplo, as formas de metal. Na Idade do Cobre o homem descobriu que metais são bons condutores de calor, ou seja, distribuem a temperatura por toda a superfície e aceleram o processo de preparo do alimento. É uma tradição de 10 mil anos, e até hoje é comum assar no forno com formas de metal, pois se economizam gás, eletricidade e tempo.

As de alumínio são  populares por causa do preço e durabilidade. A desvantagem do alumínio é que pode soltar resíduo quando raspado: sempre é bom utilizar colher de pau, silicone ou nylon.  Uma vez na mesa, esfria rápido e não é bonito, e todo mundo sabe que o visual conta bastante na hora da refeição. Por isso é comum nas cozinhas preparar a comida em forma de alumínio e servir em travessas de cerâmica ou vidro.

O vidro começou a ser utilizado domesticamente na cozinha em 1913,  até então tinha uso apenas industrial. Uma forma de vidro (vidro borossilicatado) não conduz tão bem o calor, portanto leva mais tempo para preparar o alimento. Entretanto, é fácil de limpar (desde que não queime o arroz!), não solta resíduo, é versátil (vai ao microondas) e é muito bonito para ir à mesa, já que as formas de vidro podem servir de travessa.

A forma ou travessa de cerâmica nada mais é que um barro vitrificado, ou seja, feito para dar beleza à mesa (estilo e charme ao servir), versatilidade à cozinha (vai ao microondas) e sabor aos alimentos (aquece lentamente).

Uma travessa de cerâmica pode ir diretamente do forno à mesa. Como o material não é bom condutor de calor, o preparo do alimento vai demandar mais tempo. Isso não é um problema, apenas depende de sua disponibilidade na cozinha. Em compensação, sua vantagem, além da beleza da peça, é ser refratária, ou seja, mantém a temperatura aquecida por mais tempo. A peça exige cuidado, pois é sensível ao choque físico.

* Uma dica: procure modelos que sejam livres de chumbo e alumínio em sua composição, para garantir que não soltará resíduo.

Esses são os tipos mais comuns. Há também modelos de travessa de porcelana, ainda mais elegantes, e a formas de inox antiaderente, muito comuns para fazer bolos, tortas, muffins, cupcakes e diversos doces.

* Uma sugestão da Spicy para sua cozinha é optar pelas marcas Kaiser, da Alemanha, e Maxwell & Williams, da Austrália. A australiana é marca forte em mais de 40 países na Europa, Ásia e Américas, e é conhecida por unir facilidade, durabilidade e estética em seus produtos para cozinha. Suas travessas, por exemplo, vão ao forno, ao fogão e à mesa.

Link da marca : www.spicy.com.br/maxwell

Já a tradicional marca alemã, que existe desde 1919, é uma especialista em formas para forno e acessórios de confeitaria. Em sua linha semi-profissional a marca une tanto tecnologia quanto inovação — ótima pedida tanto para aventureiros da cozinha e quanto para as autoridades gastronômicas de sua família. O que ganha destaque em sua linha são as formas de silicone.

Link da marca : www.spicy.com.br/kaiser

As formas de silicones se popularizaram bastante e estão conquistando cada vez mais adeptos. São flexíveis, antiaderentes, vêm em diversas cores e formatos (servem até de decoração, dependendo do estilo da cozinha), distribuem bem o calor, além de serem fáceis de lavar e desenformar. Apenas requerem cuidados básicos, como: nunca limpe com a parte abrasiva da esponja; prefira sabão neutro na lavagem; e nunca, nunca deixe o bolo na fôrma, pois se algum guloso decidir filar uma fatia com a faca poderá danificar a superfície e comprometer as próximas fornadas.

Depois de tanta informação, deu até deu vontade de preparar alguma coisa. Convide os amigos, capriche na receita e surpreenda seus convidados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *