Entenda os simbolismos e os significados da Páscoa
Apesar de ser essencialmente cristã, a Páscoa é celebrada em diversos lugares e em diferentes culturas, e considerada como uma data de confraternização e agradecimento.
Por ser antecedida pela Quaresma, o feriado acaba sendo uma data móvel e pode ser celebrado entre os dias 22 de março e 25 de abril. Mas calma que descobrir a data exata do feriado é mais fácil do que parece! É só contar 40 dias depois da Quarta-feira de Cinzas e pronto, o próximo domingo será o pascal.
Mesmo sendo um dos feriados mais tradicionais do nosso calendário, a comemoração da Páscoa vem sofrendo algumas mudanças de costumes. Entenda algumas:
O significado do ovo
No início do cristianismo as pessoas se presenteavam com alimentos, e então o ovo foi escolhido por também representar renascimento. O chocolate só foi adotado anos depois, na Inglaterra, com o desenvolvimento da indústria de doces.
O simbolismo do coelho
Este animal representa a fertilidade, porque se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Por isso o coelho também está relacionado com a nova vida.
Já na Europa, a Páscoa coincide com o início da Primavera, quando toda a neve derrete e a vida ressurge.
Um almoço sem carne vermelha
A tradição sugere que não se coma alguns alimentos durante toda a Quaresma, mas com o tempo esse período foi reduzido apenas para a Semana Santa e hoje, a maior parte das famílias reserva apenas a Sexta-feira Santa para o tradicional almoço com bacalhau.
Independente da religião e da tradição, acreditamos que o mais importante é o encontro e a comemoração em família e entre amigos. O preparo de uma ceia, o carinho em receber pessoas queridas e o compartilhar esse momento especial são os rituais que criam a tradição de cada um. Por isso, VIVA ESSE MOMENTO.