VERÃO

Leves e frescos: os pratos que são a cara do verão.

O Projeto Verão da Spïcy traz muitas ideias de pratos que combinam com a estação mais quente do ano. Confira saladas refrescantes, pratos que aproveitam os alimentos da época e dicas de smoothies para você saborear em casa gastando pouco tempo.

As primeiras semanas da primavera já mostraram que o verão que vem por aí não vai estar pra brincadeira. Nesta matéria da Revista Digital você vai conferir dicas da Spïcy para sua nutrição, ideias saborosas e nutritivas para a a estação que vem por aí, além de um guia rápido para você fazer smoothies em casa. Vamos lá?

Água, frutas e alimentos fotoprotetores

O calor do verão pede atenção à hidratação. A regrinha de ingerir dois litros de água ao longo do dia continua valendo, mas, se você transpira bem, vale a pena aumentar a dose de líquidos. Não precisa ser só em água: chás (exceto o preto) e sucos podem ser os protagonistas ao longo do dia, desde que você tome cuidado com o açúcar. Na praia, os picolés de frutas também ajudam a combater a sede sem exagerar nas calorias.

O Brasil é abençoado com os mais variados tipos de frutas, muitas delas recheadas de água e de sabor. É por isso que abacaxi, melancia, melão, uva e laranja devem entrar no cardápio da estação. Pode escolher a hora: no café da manhã, na sobremesa ou nos snacks entre refeições. Mamão também é boa pedida, porque traz muitos benefícios ao intestino…. Imagine uma boa dentada em uma dessas frutas logo depois de tirar da geladeira? Só de pensar já refresca.

Alimentos fotoprotetores também devem ser escalados todo dia. Trata-se de tudo aquilo que possui substâncias que previnem o envelhecimento da pele causado pelos raios solares: vitamina C, vitamina E, betacaroteno, licopeno e flavonoides. Frutas cítricas, laranjas e vermelhas contém tudo isso; legumes amarelos, laranjas e vermelhos também; além de nozes, chá-verde e soja.

E os vinhos? Eles são sempre uma boa pedida, se soubermos pedir bem. Os espumantes gelados são os mais recomendados na estação. Por exemplo, os espumantes brut combinam com aperitivos na praia; os proseccos são os clássicos entre os vinhos refrescantes; e os espumantes brancos ‘tranquilos’ fecham o time entre os vinhos com a cara do verão. Mas se você nunca dispensa um tinto, aposte nos vinhos jovens, com pouco tanino.

Ideias de verão: pratos leves, frescos e muito saudáveis

Elas são o templo dos nutrientes e, se bem feitas, são uma explosão de sabores. Estamos falando da salada, a protagonista da estação. A criatividade faz toda a diferença na hora de tornar este prato apetitoso a todos da família. Então, além das folhas escuras e folhas crocantes, inclua na salada legumes crus, uma fruta cítrica, carnes frias ou grelhadas, queijos leves como o de cabra, além de um molho leve e refrescante à base de limão, iogurte ou hortelã, por exemplo, ou de mostarda e mel. Veja algumas combinações de saladas para você testar:

  •   *Salada de Nice: folhas, tomates, ovos cozidos, atum em conservas ou o peixe do dia.
  •   *Salada com frango grelhado: o frango grelhado em tiras fica bem se for acompanhado de salada de rúcula, pimentões, cebola vermelha, laranja e azeite.
  •   *Salada de quinoa: combine com pepino, cebola roxa, pimenta, azeite, limão, abacate e hortelã. A salada de quinoa também fica ótima se tiver predominância de uma mistura com feijão e damasco.
  •   *Experimente um mix de folhas com carpaccio, queijo de cabra e molho mostarda e mel.
  •   *Salada “carioca”: alface americana, pepino, broto de feijão, cenoura ralada, maçã verde, peito de frango desfiado ou em tiras, molho de limão e farofa de castanha-do-pará.
  •   *Tabule: a combinação de triguilho, salsinha, hortelã, cebolinha, pepino e tomate são prova de que a cozinha árabe sabe muito bem como se refrescar. Experimente comer a mistura num wrap de alface americana ou com coalhada.

Quanto às carnes, prefira sempre as grelhadas, assadas ou cozidas. As brancas são a melhor pedida na estação, uma vez que são mais leves e combinam com outros pratos do verão.  Confira alguns exemplos de como incluir carnes brancas em pratos saudáveis:

  •   *Wrap de frango: utilize fatias de frango pré-cozido e temperado e, na hora de enrolar o wrap, inclua legumes de sua preferência, brotos e um molho refrescante.
  •   *Hambúrguer de salmão: para preparar o seu, faça a mistura do salmão fresco com cebola picadinha, tempero e clara de ovos. Frite por 3min de cada lado, sempre moderando no óleo, e sirva com focaccia
  •   *Peixe grelhado com molho de manga e coentro. A dica, no peixe, é escolher uma peça fresca e caprichar no molho e na combinação do arroz.
  •   *Espetinhos: as carnes magras ficam ótimas com espetinhos que também levam vegetais. Sirva com arroz ou wrap.
  •   *Sushi: escolha um peixe fresco ou defumado, aprenda a montar sushis e surpreenda os amigos no jantar.
  •   *Ceviche: prepare com um peixe, tempero, frutas tropicais e sirva com tortilhas.

Os vegetais são por si muito versáteis. A cozinha vegetariana, cada vez mais rica, é prova disso. Inspire-se nela para servir pratos diferentes e cheios de sabor neste verão. Confira algumas sugestões:

  •   *Hamburguer vegetariano. A mistura pode ser a seu critério. Os legumes mais utilizados são a beterraba, edamame, cenoura ralada, cogumelos e feijão. Experimente servir no pão com ciabatta com repolho e salada.
  •   *Guacamole: o típico prato mexicano é leve e vai muito bem com trotilhas. Misture abacate, tomate, cebola roxa, azeite e suco de limão. Como estamos falando de pratos leves, a pimenta vai a gosto.

Por fim, o que beber? Além de sucos naturais e água de côco, a estação pede novidades refrescantes e nutritivas, como um milkshake de manga, gengibre e hortelã. Mas a dica da Spïcy para você nesta estação é criar seu próprio smoothie.

Smoothie: quatro passos pra criar o seu

Smoothies são uma espécie de shakes feitos para saciar a sua fome e carregar você com nutrientes e antioxidantes. São bebidas versáteis, pois você pode incluir o que quiser, como proteínas para turbinar seu treino pré ou pós-academia. As receitas existem na razão da sua criatividade, mas existem algumas regrinhas básicas que você deve seguir:

  •   *Passo 1: base líquida. Escolha um líquido para permitir a mistura no liquidificador ou mixer. Pode ser água, água de côco, suco de fruta, chá verde ou leite (desnatado ou de amêndoa/soja/arroz/côco)
  •   *Passo 2: a fruta principal. As cítricas e/ou doces são as melhores opções: morango, abacazi, berries, manga, maçã… escolha a sua ou faça uma combinação razoável. Uma dica é utilizar frutas congeladas, pois isso evita o uso de gelo na hora de bater, o que realça o sabor do smoothie.
  •   *Passo 3: dê consistência. Engrosse a bebida com iogurte de baixo teor de gordura, pasta de amendoim ou mesmo uma banana congelada, um dos maiores truques para dar cremosidade à bebida e atenuar a acidez da fruta escolhida para a base.
  •   *Passo 4: toque especial. Dê um toque especial com folhas de sabor, como alecrim e hortelã. Canela; gotas de baunilha ou nozes também valem a pena. Para adoçar a bebida, evite açúcar branco e invista em mel, nectar, agave, stevia ou açúcar mascavo.
  • Extra: se você estiver seguindo uma dieta de treino e quiser explorar ainda mais o potencial do smoothie, coloque algumas colheres de whey protein. Já se você quer fazer um smoothie detox, coloque folhas verdes como couve ou espinafre. Utilize-os com moderação, pois o sabor desses ingredientes não pode prevalecer ao das frutas.

A proporção ideal do smoothie é: uma parte de base líquida, uma parte de fruta, duas partes de consistência, além de extras a gosto.

Exemplos de smoothies criativos:

  • *Smoothie de banana com blueberry: com iogurte sem lactose para engrossar, suco de blueberry como base líquida, uma banana inteira e gelo para dar consistência.
  • *Smoothie de chá verde: utilize chá verde já pronto, suco de um limão, um kiwi, com folhas de hortelã e uma fatiazinha de gengibre.
  • *Smoothie de manga e abacate: uma parte de manga, outra parte de abacate com iogurte natural, com suco de um limão e mais mel para adoçar.

E aí? Vai testar alguma delas? Continue acompanhando o blog da Spïcy para mais dicas sobre viagens, gastronomia e muito mais, e comece já a se preparar para o verão com as dias da Revista Digital.

Fontes:

http://www.healthysmoothiehq.com/

www.dicasdemulher.com.br/

http://www.ehow.com.br/

http://guia.uol.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *