MEATFREE

Já ouviu falar do Dia Mundial Vegano? E você sabe qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo?

Isso mesmo, Dia Mundial Vegano! Ele acontece no dia 01 de Novembro e foi criado em 1994, por Louise Wallis, para comemorar o aniversário de 50 anos da Vegan Society, a mais antiga sociedade vegana do mundo, criada em 1944. Mas tá, “o que é veganismo?”, você deve estar se perguntando.

“O veganismo é uma filosofia de vida calcada na ética e não exploração de animais em todas as esferas da vida. Sua alimentação é estrita e o boicote também é feito a produtos e serviços que usem, de alguma maneira, o trabalho ou matéria-prima de origem animal. O termo vegano é comumente usado para descrever alimentos que não contém ingredientes de origem animal.”

Muito parecido com o vegetarianismo, né? Mas ainda assim, eles tem algumas diferenças cruciais que costumam confundir a cabeça das pessoas. O vegetarianismo, por definição, exclui de sua alimentação todos os tipos de carne (bovina, suína, de aves, peixes e frutos do mar, carnes de caça e outros), mas é isso, ele foca apenas na alimentação. Além disso, ele se dividi em diversos outros braços que são:

  • Ovolactovegetariano – É o nome da dieta adotada por pessoas que não comem carnes (bovina, suína, de aves, peixes e frutos do mar, carnes de caça e outros), mas consomem ovos, laticínios e podem aceitar outros produtos de origem animal, tais como mel.
  • Lactovegetariano – O prefixo lacto- indica o consumo de laticínios. Assim, o lactovegetariano não come carnes (bovina, suína, de aves, peixes e frutos do mar, carnes de caça e outros) nem consomem ovos, mas podem aceitar outros produtos de origem animal.
  • Ovovegetariano – O prefixo ovo- indica o consumo de ovos, porém não consome laticínios. Não come carnes (bovina, suína, de aves, peixes e frutos do mar, carnes de caça e outros) mas pode aceitar outros produtos de origem animal.
  • Vegetariano Estrito – É praticado por quem come apenas vegetais, retirando de sua alimentação carnes (bovina, suína, de aves, peixes e frutos do mar, carnes de caça e outros), ovos, laticínios, mel, corantes de origem animal, entre outros.
  • Frugívoro – É o nome dado a quem adota uma dieta à base de frutos, ou seja, come-se apenas uma parte da planta e talo, raízes e folhas não são ingeridos.
  • Crudívoro – O crudivorismo também é chamado de alimentação viva e a dieta mais famosa é a de Douglas Graham, que preconiza uma alimentação baseada em frutas doces (80%), com baixo percentual de gordura (10%) e proteínas (10%). É considerado cru o alimento “cozido” até 42 graus C, temperatura que mantém as enzimas ativas. Quem consome 70% de alimentos crus e 30% de cozidos também é considerado crudívoro.

Tá, agora que você já entendeu mais ou menos o que é cada coisa, conta pra gente sobre qual desses você faz parte e aproveita para conferir uma receita deliciosa de Macarrão Vegano, da Danielle Noce!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *