FOCO NA REGIÃO

Conheça o Dia de Los Muertos e aprenda a tradicional receita da data: Pan de Muerto!

Entre os dias 31 de Outubro e 02 de Novembro é celebrado, no México, o Dia de Muertos, um tradicional festividade com danças e comidas especiais. As casas são enfeitadas com altares coloridos e as festas acontecem nos cemitérios, onde as pessoas viram a noite cantando e relembrando seus entes queridos diante de túmulos decorados com imagens, velas, fotos, flores e pratos com as comidas preferidas do morto, que eles acreditam que, durante essa data, consegue visitar a família por conta do véu entre os mundos estar mais sutil.

Assim como as caveirinhas de açúcar, o pan de muerto é uma tradição muito antiga, que se mantém firme com o passar do tempo.

Cada povo explica o sentido desse pão de uma maneira diferente, mas uma das histórias mais conhecidas é a de que ele nasceu do costume dos antigos povos da Mesoamérica que enterravam seus mortos com todos os seus pertences e também um pão para que ele pudesse comer em seu caminho para a outra vida.

São inúmeras as maneiras de fazer o Pan de Muerto. Cada região tem seu estilo próprio e usa diferentes técnicas, ingredientes, formas e sabores. Alguns são cobertos de açúcar, gergelim ou manteiga. Outros são preparados com recheios variados, como creme, caramelo, chocolate com nozes, creme de coco e queijo parmesão, abóbora, nozes e maçã.

As tirinhas que cruzam o pão como uma cruz representam os quatro pontos cardeais, os quatro elementos da natureza ou as quatro divindades pré-hispânicas (Quetzalcóatl-Camaxtli ( padroeiro dos sacerdotes, inventor do calendário e protetor dos artesãos), Xipetotec (a parte masculina do universo, representa a fertilidade e regeneração), Tláloc-Huitzilopochtli (deus da guerra) e Tezcatlipoca (deus do céu noturno, da lua e das estrelas; senhor do fogo e da morte).

Há quem explique que a bolinha colocada no topo representa o crânio do morto e as tirinhas das laterais simbolizam seus ossos. Para outros, a parte superior do pão simboliza o coração e o sabor laranja é colocado para lembrar o falecido. Também se fala que as lâminas que cruzam o pão representam as lágrimas derramadas por quem já se foi, e a bolinha do centro simboliza o ciclo da vida e da morte.

Já os católicos preferem dizer que não há nada melhor que um bom pan de muerto para celebrar nossos antepassados. Feito com base no trigo, assim como a hóstia consagrada, ele representa o corpo de cristo.

Agora que já sabe de onde vem essa tradição, que tal aprender a fazer seu próprio Pan de Muerto? Confira:

PAN DE MUERTO

Pan de Muerto

Ingredientes

  • 500 grama(s) de farinha de trigo
  • 1/4 xícara(s) de chá de açúcar
  • 1/2 colher(es) de café de sal
  • 1/2 xícara(s) de chá de manteiga
  • 1 colher(es) de sopa de fermento biológico em pó
  • 3 ovos
  • 1 xícara(s) de chá de leite
  • 1/2 colher(es) de café de anis em pó
  • 1/2 colher(es) de sobremesa de canela em pó
  • 3 colher(es) de sopa de infusão (chá) de flor-de-laranjeira
  • 1 gema
  • manteiga derretida a gosto
  • Açúcar de confeiteiro a gosto

 

Modo de Preparo

Forme um vulcão com a farinha, faça um buraco no meio e no centro coloque o açúcar, o sal, a manteiga, o fermento, os ovos e um pouco do leite (reserve o resto).
Misture pouco a pouco todos os ingredientes. Adicione o anis em pó, a canela e o chá de flor-de-laranjeira. Amasse até integrar todos os ingredientes e coloque o resto do leite.
Continue sovando até que a massa se desprenda por completo das mãos. Deixe descansar por cerca de uma hora ou até dobrar o tamanho.
Molde a massa em formato de montanha e deixe uma pequena parte para decorar. Com a sobra molde pedaços em formato de ossos e caveira. Acomode o pão em uma assadeira previamente untada e esmague as beiradinhas para dar forma de montanha.
Decore com os “ossos” e “caveira”. Passe gema de ovo por cima da massa e leve ao forno médio pré-aquecido (180º) por cerca de 25 a 30 minutos. Quando o pão estiver frio, passe manteiga derretida por cima e espere cinco minutos para secar. Em seguida polvilhe o açúcar de confeiteiro.
Receita do restaurante La Mexicana
Rua Ministro Jesuino Cardoso, 515, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3045-1383

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *