CONHEÇA

Cinegastronomia: “Chocolate” e “A Grande Noite”

Vianne Rocher (Juliette Binoche) é uma mãe solteira que se muda com sua filha para uma pequena e conservadora cidade no interior da França. A princípio ela precisa lidar com a resistência e preconceito dos moradores e principalmente do prefeito, mas graças às iguarias de sua chocolateria e principalmente ao seu tato com a sensibilidade dos locais, pouco a pouco ela vai derretendo os mais duros antipáticos.

Certo dia chega à cidade um grupo de barqueiros, liderado por Roux (Johnny Depp), com quem Vianne Rocher se envolve numa relação de pura sedução sensorial. Vianne e seu comportamento de aceitação para com os estrangeiros acabam sendo uma lição de tolerância para com o próximo, em todo o povoado.

Em termos de textura, a sutileza genial de Juliete Binoche harmoniza bem com a sensualidade do personagem vivido pelo versátil Johnny Depp tal qual uma receita de chocolate belga ou suíço. Não é à toa que Chocolate inspira chocólatras, fãs da sétima arte, pessoas sensíveis a experiências com os sentidos e também os emotivos. Quando for assistir, tenha certeza de estar num ambiente confortável, estimulante e próximo de uma boa garrafa de vinho ou caixa de chocolates finos.

Título original: Chocolat

Ano: 2000

Diretor: Lasse Hallström

Com Juliete Binoche, Judi Dench e Johnny Depp

Cinegourmet: A Grande Noite

Dois irmãos emigram da Itália aos EUA para abrir um restaurante, mas acabam encontrando grandes entraves financeiros. Primo é um chef brilhante, mas é irascível e determinado a não desperdiçar seu talento em pratos rotineiros e banais. Secondo é mais suave nos modos, e tenta manter o restaurante movimentado para pagar as contas.

Um amigo de outro restaurante oferece então uma solução: trazer um grande músico do jazz para tocar no estabelecimento dos irmãos, como num evento beneficiente em prol do próprio restaurante. É a chance de Primo preparar sua obra-prima (sem trocadilhos) e trazer suas merecidas cinco estrelas.

A Grande Noite é um dos maiores clássicos do cinema que falam de gastronomia, pois suas cenas deliciam ao mesmo tempo que tocam aquele sutil acorde que nos liga a quem mais amamos. A cena de Primo e Secondo conversando livremente na cozinha, por exemplo, é longa porém marcante. Definitivamente uma obra que vale a pena cada suor empregado pelo fascinado ator, co-autor e co-diretor Stanley Tucci.

Título original: The Big Night

Ano: 1996

Diretores: Campbell Scott, Stanley Tucci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *