DICAS E TÉCNICAS

Entenda a diferença entre os tipos de facas: faca de cerâmica, de aço e de bambu

Cozinha montada, é hora de escolher os utensílios, e por que não começar pela faca? Entenda a diferença entre os diversos materiais e descubra o que mais combina com você.

Para preparar receitas incríveis precisamos de utensílios apropriados, certo? E uma boa faca é imprescindível em qualquer cozinha de chef, seja ele o chef de um grande restaurante ou o chef da cozinha de casa. Mas diante de uma infinidade de modelos, tamanhos e composições, qual é o que melhor se encaixa com você?

No post de hoje, entenda a diferença entre as facas de aço, de cerâmica, e uma novidade que vem surgindo por aí: a faca de bambu, que oferece uma opção mais sustentável para a sua cozinha.

 

Facas de Aço

A primeira coisa que precisamos saber sobre as facas de aço é que elas são muitas. Tudo bem, não tantas, mas algumas, ou seja, mais precisamente podem ser divididas em três tipos: carbono, inox ou damasco.

  • Aço Carbono: escolhidas por apresentarem uma performance um pouco melhor do que a das facas de inox, as facas de aço carbono são utilizadas na cutelaria desde o surgimento do aço e tem como principal vantagem a possibilidade da têmpera seletiva, que é um tratamento térmico que entrega na mesma lâmina um fio extremamente duro e um dorso mais mole, garantindo um corte mais preciso e diminuindo a possibilidade de quebra.
  • Aço Inox: cada vez mais comuns e mais desejadas, as facas de aço inoxidável contam com um composto à mais, o Cromo, que cria uma espécie de camada de proteção que garante uma resistência maior a corrosão, no entanto isso diminui os demais compostos que garantem robustez, fazendo com que a faca perca o fio pelo menos 10% mais rápido do que uma faca de carbono.
  • Aço Damasco: feitas com diversas camadas tanto de aço inox, quanto de aço carbono, as facas de aço damasco aliando força e resistência na medida certa para a sua cozinha.

 

Facas de Cerâmica

Extremamente afiadas e geralmente coloridas, as facas de cerâmica podem facilmente ser confundidas com as de aço carbono, no entanto, basta uma comparação rápida para perceber que são muito mais leves e, por consequência, mais precisas.

Além disso, as Facas de Cerâmica também são quimicamente neutras, ou seja não oxidam, não escurecem e conservam a aparência, o sabor e o aroma dos alimentos, sem contar que eliminam o risco de resíduos metálicos que podem ser prejudiciais a saúde.

Com fama de frágeis, o que acontece na verdade é que as Facas de Cerâmica têm algumas restrições, como por exemplo não poderem ser usadas para desossar, cortar congelados, fatiar queijos e tirar lascas de alimentos, no entanto elas conservam até 10x mais o fio em comparação a uma faca de aço, além do seu material ser até 50% mais duro.

 

Facas da Bambu

Já conhecido no mercado de utensílios domésticos, o bambu é ecologicamente correto, tendo um período de crescimento curto (3~4 anos), longa duração de vida (100 anos) e fácil cuidado (nascimento dos brotos vem através dos caules subterrâneos), além de ser um antibacteriano natural, que garante mais saudabilidade à sua cozinha.

E, completando um pouco mais o leque já variado de gadgets, a marca iGenietti traz para seu portfólio as facas de bambu, que são pouco conhecidas e despertam curiosidade por onde passam.

Mais indicadas para alimentos macios, essas facas aliam design e praticidade, dando um toque a mais de personalidade para ao ambiente.

 

Esperamos que vocês tenham sanado todas as suas dúvidas e agora se sintam mais seguros para escolher a faca que melhor se adeque as suas necessidades. Acompanhem nosso blog e não deixem de nos seguir nas redes sociais para saber mais sobre o universo da gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *