DICAS E TÉCNICAS

4 dicas de reforma de cozinha

A cozinha é um dos espaços mais utilizados em uma casa – por isso, merece receber tratamento especial. Ainda mais quando o assunto é reforma.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para facilitar a renovação do nosso ambiente preferido! Acompanhe o artigo para saber mais.

 

  1. Encontrar Referências

Trata-se da parte mais idealista – e legal – do projeto. Afinal, não faltam ideias de decoração e reforma de cozinha em sites, revistas e programas de tv. No entanto, é importante manter os pés no chão e observar quais criações se adaptam mais à sua realidade e da sua cozinha.

Praticidade é outro ponto-chave. Manter utensílios e bancada de temperos próximos ao fogão, preservar 15 cm entre a geladeira e as laterais dos móveis e deixar um espaço suficiente para abrir armários são dicas que não devem ser ignoradas.

 

  1. Planejar sua nova cozinha

A cozinha é provavelmente o ambiente mais ativo de sua casa ou projeto. Tenha isso em mente ao dimensionar a reforma. Comece a pensar em um local para armazenar os eletrodomésticos e planeje onde você vai realizar suas próximas refeições.

Estude e avalie os preços da mão de obra, preferencialmente especializada. Procure também assinar um contrato objetivo, que preserve os interesses das duas partes e determine os materiais de construção e tempo de obra.

Se a transformação do ambiente for radical, aposte em acabamentos que combinem com seu estilo de vida. Caso você frite os alimentos, por exemplo, é interessante apostar em coifas, depuradores e acabamentos fáceis de limpar. Essa dica também vale ao escolher novos azulejos, bancadas e até pisos.

A iluminação também pode ajudar a dar uma nova cara ao ambiente. Priorize áreas de preparo dos alimentos. Opções de fitas e spots LEDs podem ser instaladas nas bancadas e já estão disponíveis no mercado.

 

  1. Reformar sem obra

É possível mudar o ambiente completamente sem quebrar um azulejo. Aliás, você pode modernizar seus revestimentos apenas dando um toque de cor com a ajuda de adesivos e tinta epóxi. Veja como fazer no Guia Completo de Assentamento, Pintura, Decoração e Customização de Azulejos.

Uma nova camada de tinta ou verniz nos armários também ajuda, além de facilitar a limpeza.

Outra dica é mudar os eletrodomésticos de lugar, sempre calculando uma folga para a circulação.

Não se esqueça de manter uma distância entre o fogão e a geladeira, que devem ficar em lados opostos, já que a temperatura alta do fogão requer mais energia para esfriar os alimentos da geladeira.

Você também pode reformar o piso sem quebra-quebra. Alguns porcelanatos de pouca espessura e a maioria dos pisos vinílicos podem ser facilmente instalados sobre o piso preexistente.

 

  1. Seguir um orçamento

Se uma reforma econômica é o seu objetivo, não troque de aba. Podemos te ajudar nessa tarefa. Você pode comparar os preços de materiais, custos de instalação, lojas e fabricantes na ferramenta online, sem sair de casa. O site ainda gera uma planilha inteligente para você acompanhar a quantidade e os valores. Com mais de 12 mil produtos, você encontra tudo para transformar a sua cozinha.

Gostou das dicas? Então bota em prática e conta pra gente como ficou!

Via Hometeka

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *