RECEITAS

Como escolher um presente para o Dia das Mães

Está chegando aquela época do ano em que a gente se depara com uma questão (muitas vezes) difícil: o que dar de presente à nossa mãe? Isso representa homenagear a pessoa que mais sabe da gente. Parece até que qualquer tentativa de surpreender nossas criadoras é um ato previsível! A não ser, claro, que você a presenteie com uma viagem à França com tudo pago. Que mãe não cairia dura de felicidade?

Quando não são surpresas excepcionais como essa, o tipo de presente mais comum no Dia das Mães são utensílios, como os de cozinha. Porém, muita gente fica com o pé atrás com esse tipo de presente, pois pensa que vai ser ofensivo. A questão ficou mais delicada nas últimas décadas por causa do sentido pejorativo que alguns presentes ganharam com as justas lutas feministas: um presente relacionado ao trabalho doméstico pode ser associado a uma época em que as mulheres eram donas de casa e não tinham espaço na sociedade.

Mas a boa notícia é que muitas famílias já superaram essa associação negativa, inclusive as próprias mães. Afinal de contas, todos os lares ainda possuem cozinha e todo mundo, como você, precisa de utensílios que facilitem nossas vidas cada vez mais corridas. Para não errar no presente, confira abaixo algumas dicas.

Qual o estilo de vida de sua mãe?

Pense em como o presente se encaixa nesse estilo. Exemplo: se sua mãe é uma alta executiva e não tem tempo para fazer um café coado toda manhã, provavelmente precise de uma cafeteira que prepare um espresso em tempo recorde. A mesma lógica vale se ela é uma esportista, uma aposentada que voltou a estudar ou uma mãe mais zen. O que importa é parar alguns minutos para pensar como é o dia-a-dia dela.

O que sua mãe faz porque gosta, e não por obrigação?

Hobbies e especialidades entram nesse quesito. Exemplo: se ela cozinha porque é a única que sabe fazer isso direito na família, é um caso totalmente diferente se ela realmente tem prazer em fazer a macarronada para todos os filhos, genros, noras, netos e por aí vai. Chega a ser cultural: para uma mamma italiana, a cozinha é território dela; para descendentes dos alegres baianos, é sempre mais fácil preparar um almoço para muita gente do que pra poucos convidados. Então vá sem receios: quando é um caso em que o amor pelos filhos se materializa na refeição, não há problema algum em presentear com algo que facilite a vida dela nesse “ramo”.

Pesquise a vida dela.

Pergunte para alguém que conheça mais o cotidiano dela, como seu pai ou uma irmã, ou converse diretamente com sua mãe. Isso é muito prático, em especial se você já não tem mais ideias. Mas se você ainda assim quer surpreender, em vez de perguntar diretamente o que ela quer, converse como se estivesse investigando. Saber, por exemplo, que ela entrou numa fase de provar novos vinhos, é uma grande dica para presentear com uma adega climatizadora, ou um kit para preservar e consumir queijos.

Varie.

Presente para o trabalho. Presente para cuidados pessoais. Presente para o quarto. São muitas as possibilidades. É possível variar até mesmo pensando na cozinha! Por exemplo: além dos utensílios e eletrodomésticos, existem os objetos de decoração. Na dúvida, simplifique. Dê uma olhada, vá a lojas diferentes, feiras. Tem presente que a gente bate o olho e sabe que eu, você e qualquer pessoa iria gostar de ter à mão.

Se você ir por um desses caminhos, é certeza que o presente vai agradar. Mas, se mesmo assim você ainda não sabe o que arriscar, o jeito é pegar sugestões na Spicy. É certeza que daqui você não sai sem uma grande ideia para o Dia das Mães. Confira! www.spicy.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *