PRATOS PRINCIPAIS

Costela Prime com Crosta de Queijo Gorgonzola e Mini Cebola

INGREDIENTES

1 costela prime desossada, com gordura aparada
Sal grosso
Pimenta preta

Acompanhamento
1⅓ porções de mini cebolas, cortadas e descascadas
1 colher de sopa de olho de canola
3 copos de molho de carne

Crosta
2 colheres de sopa de mostarda dijon
1 copo de farelo de pão
½ copo de queijo gorgonzola
1 colher de sopa de olho de canola

 

MODO DE PREPARO

Tempere a carne de forma uniforme com duas colheres de chá de sal e 1 colher de chá de pimenta. Deixe descansar de 30 à 40 minutos.
Coloque uma forma descartável por baixo da grelha para reter os líquidos. Prepare a grelha para cozinhar indiretamente em fogo médio (170°C à 230°C).
Coloque a carne no centro da grelha, bem acima da forma de retenção, com o lado da gordura para cima, e feche a churrasqueira até que atinja 43°. Deixe por 1h15 ~ 1h30, virando a carne apenas uma vez nesse meio tempo. Mantenha a temperatura da grelha entre 170°C e 230°C. Enquanto isso faça o acompanhamento.
Separe as mini cebolas em gomos ou as corte ao meio verticalmente. Em uma frigideira larga, aqueça o óleo de canola em fogo médio~alto. Adicione as cebolas com o corte para baixo e deixe cozinha por 3 minutos ou até que doure. Vire e cozinhe até que doure novamente. Adicione uma xícara do caldo de carne, de modo que cubra parcialmente as cebolas. Reduza o fogo para médio e cozinhe por cerca de dez minutos ou até que as cebolas amoleçam. Deixe refogar até que o caldo tenha evaporado para um creme e as cebolas estejam bem macias, então adicione mais duas xícaras de caldo, deixe ferver, diminua o fogo e vá mexendo até o líquido fique um pouco mais espesso. Retire do fogo, tempere com sal e pimenta se necessário, e reserve até que esteja pronto para servir.
Quando a carne atingir 43°C, a remova da grelha. Feche a tampa para manter o calor. Espalhe a mostarda pela peça. Em um tigela pequena misture as migalhas de pão e queijo gorgonzola. Pressione a mistura sobre a peça até fazer uma crosta. Regue com óleo. Coloque a carne de volta no centro da grelha, acima da forma descartável, e cozinhe em fogo médio, com a tampa fechada, de 15 à 30 minutos ou até que a crosta esteja levemente dourada e a peça tiver atingido 51°. Retire da grelha e deixe descansar de 15~20 minutos.
Antes de servir, reaqueça o acompanhamento e corte a carne em fatias grossas. Sirva quente, com o molho à parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *